Alusul Aluminio e Silicone

Alumínio transparente

Pesquisadores da US Naval Research Laboratory (NRL) desenvolveram um material transparente que pode ser quase tão resistente quanto a safira. Os mais atentos às tecnologias que envolvem a fabricação de celulares e dispositivos com telas, devem ter se lembrado que a safira é um material que se mostrou extremamente resistente a quedas e riscos, e chega a resultar em telas até 3 vezes superior às de vidro reforçado.

O nome dessa inovação foi inspirado em uma cena clássica do filme Star Trek IV, que apresenta uma invenção do personagem Scotty, o engenheiro chefe da Enterprise – um alumínio transparente chamado Spinel.

Com a fórmula química MgAl2O4, o Spinel é um material extremamente duro e durável, e sua classificação na Escala Mosh, que determina a dureza e resistência dos materiais, é 8.0. Em comparação, o vidro de safira possui escala 9, e o diamante ostenta a posição na escala 10. O Spinel pode ser trabalhado para obter um índice de refração menor que a safira, dependendo das características exatas do material, uma característica que pode fazer dele uma opção melhor para as telas, por um custo aproximadamente semelhante.

O Dr. Jas Sanghera, líder da pesquisa, explica que o Spinel é um mineral
aluminato de magnésio. Para ele, o Spinel, por ser muito mais resistente que o vidro, é uma tecnologia que pode mudar o rumo para equipamentos como veículos autônomos, capacetes, entre outros produtos.